sábado, 7 de setembro de 2013

Rádio Valvulado SEMP AC-431 - 1951

Há algum tempo que estou procurando um rádio antigo. Fui em antiquários e na feira do Largo da Ordem, mas os preços dos rádios valvulados são altos, beiram os 400 até uns 800 reais dependendo do modelo e ano, por isso acabei desistindo da ideia.
Porém, em maio desse ano, meu tio Jorge me deu um presentão: me passou o radio SEMP, conhecido na época como "Capelinha", que era do meu avô Ildefonso. Ele não estava funcionando, mas estava inteiro e com todos os componentes.

Rádio Valvulado SEMP AC-431 - 1951 - Foto: Diego Kloss

Não pensei duas vezes e falei com meu amigo Jean do Armazém Santos que tem uma coleção de rádios antigos e me indicou o seu Lauro, um senhor que mora numa casa bem antiga no Bairro Três Marias .
Deixei o radio no armazém com o Jean e o seu Lauro, por coincidência, estava passando na frente do armazém. Assim entregamos o rádio para ele tentar consertar.
No mês de junho, fomos até a casa do seu Lauro porque fazia tempo que estava com o rádio, mas segundo Jean, demorava mesmo, pois seu Lauro faz como antigamente, consertava sem pressa.
Até que no mês passado, o Jean me comunicou que o rádio tinha ficado pronto e no sábado dia 10/08, véspera do Dia dos Pais, fomos buscar o radio no "ranchinho" do seu Lauro.
Parece que aquele lugar parou no tempo, além da casa, todos os móveis eram antigos e bem simples, nada de luxo. Seu Lauro nos recebeu com muita simpatia e nos mostrou como ficou o rádio. Confesso que senti certa comoção ao ver o meu pai escutando o radio antigo que fora do pai.

Escutando o jogo do Coritiba no radio AM - Foto: Diego Kloss

Por incrível que pareça, seu Lauro trocou poucas peças pois o radio estava inteiro, afinal ficou muito tempo guardado na casa do meu tio.
Agora finalmente tenho o meu tão sonhado rádio antigo, se alguém tiver algum e quiser doar ou vender estou disposto a negociar. (Radio tocando "Golpe de Mestre" de Tião Carreiro e Pardinho).


Um pouco sobre a história do rádio SEMP
SEMP
A SEMP (Sociedade Eletro Mercantil Paulista) foi fundada em 1942 na cidade de São Paulo. No início, sua principal atividade foi a fabricação de rádios, eletrolas e posteriormente, Televisão.
Situada na Av. João Dias, 2476 Sto. Amaro, São Paulo capital, teve presença marcante em vários momentos da história, levando notícias faladas e televisivas aos mais recônditos pontos deste imenso país.
Confirmando mais uma vez seu pioneirismo, em 1972 a SEMP deu grande passo no mercado e lançou o primeiro televisor 20" em cores do país.
O ano de 1977 foi de grande importância para a SEMP, pois nessa época a empresa celebrou um acordo de participação acionária e tecnológica com a Toshiba Corporation do Japão que originou a SEMP TOSHIBA.
A Semp Toshiba tem seu capital dividido em 60% para o grupo nacional Semp e 40% para a japonesa Toshiba. 
O comando da Semp Toshiba no Brasil está com a familia Hennel, sendo seu atual presidente, o Sr Afonso Antônio Hennel, com 23 anos de casa, filho do fundador.
Entre os vários anúncios veiculados em jornais e revistas da época, esta empresa aparecia como:

Radio Valvulado SEMP AC-431/BF
Rádio valvulado fabricado em 1951, considerado o mais sofisticado rádio brasileiro da época, o AC-431/BF ganhou o carinhoso apelido de "capelinha" e atingiu grande sucesso de vendas até meados da década de 70. O sucesso foi tão grande que é lembrado e pedido até os dias de hoje. 
Possui 4 faixas de onda sendo uma ampliada: 550 a 1600 Khz,  2.5 a 7 Mhz,  8 a 22 Mhz  e  9.6 a 12,2 Mhz. 
Com boa aceitação no mercado devido ao seu baixo custo em relação a similares importados, a SEMP fabricou milhares deste rádio. 
Válvulas: ECH81 (6AJ8), EF93 (6BA6), EBC91 (6AV6), EL84 (6BQ5), EZ80 (6X4) -
vál. europeias (vál. americanas)
Este rádio em particular está totalmente original, tendo poucas horas de funcionamento.
Na dácada de 70, tentou-se lançar um modelo idêntico transistorizado que não teve o mesmo sucesso.

5 comentários:

  1. Fantástico resultado! Poderia me indicar quem arrume rádio valvulado em Curitiba, além daquele senhor do Bacacheri? Moro em Vila Isabel, Curitiba.
    Tenho um modelo Philips de 1947. Obrigado, Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério... entre em contato pelo nosso email devoltaparaovinil@gmail.com lá te passo as informações.

      Excluir
  2. Excelente blog, muito legal mesmo. Acho esse tipo de rádio extremamente bonito e considero comprar um. Mas também tem o seguinte, não consigo achar que eles possam em nada competir com os Hammarlund, Hallicrafters, Collins, National, Drake, Heathkit, Racal... Esses sim o primor da engenharia, uma obra de arte. Posta mais sobre rádios antigos, tua redação é bem legal. Valeu e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João
      Obrigado por ler o blog.
      Adoro rádios, pena que são artigos caros e difíceis de encontrar em bom estado com peças originais. Esse radio funciona ainda com as valvulas, sem placa de conversão.
      Já está anotada sua sugestão sobre post com rádios antigos.
      Siga-nos nas redes sociais.

      Excluir
  3. Estou a procura de um rádio semp valvulado ac 431 quem tiver a venda entre em contato: borttoluzzi@gmail.com

    ResponderExcluir