terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Como produzir seu próprio vinil

A pergunta até parece brincadeira, mas agora é possível sim produzir seu próprio vinil em casa. Mas não pensem que eu vou colocar um tutorial de como fazer isso, porque primeiro eu vou ter que adquirir o magnífico VinylRecorder T-560, o primeiro "gravador caseiro" de discos de vinil.
Criado pela empresa alemã Souri’s Automaten, o Vinylrecorder T-560 é o kit completo para quem quiser começar em casa sua gravadora vintage, um gadget musical que foi mostrado na última SXSW (South By Southwest) e que permite "gravar" nosso próprio vinil, em edições especiais coloridas ou ilustradas.
O aparelho funciona de uma forma aparentemente simples: você pluga qualquer input de som no aparelho, que pode sair direto de uma mesa de estúdio ou até mesmo da saída line out do seu notebook, e a variação da onda sonora vai mexer um estilete especial que corta o disco virgem à medida que ele vai rodando.
O T-560 promete gravar vinis com alta qualidade. Ele grava em discos de 5, 7, 10 e 12 polegadas nas velocidades de 33, 45 e 78 rotações por minuto. Ainda é possível ouvir o resultado durante a gravação em um monitor de feedback.







Fotos: www.vinylrecorder.com
Até aqui a ideia parece perfeita, mas como todas as coisas perfeitas deste mundo, pode ser difícil chegar a este paraíso analógico, ou melhor dizendo, pagar por ele.
Para começar, o kit básico que inclui cabeçal de corte com agulha de diamante, termostato, cabos, adaptadores, microscópio, 10 vinis, entre outros acessórios, tudo isso custa simpáticos 4.300 dólares ou aproximadamente 9890 reais. Mas não pense que com este investimento sua máquina de vinis estará pronta para produzir desenfreadamente. Para isso você ainda precisa adquirir outros acessórios igualmente caros e calibrar e ajustar o sistema. Mesmo assim, o VinilRecorder T560 continua sendo genial e a verdade é que, se tivéssemos essa fortuna, adoraríamos ter essa elegante geringonça na sala de casa. Mas enfim, fica para quando alguém criar a VinilRecorder T560 pirata.


Mais informações: www.vinylrecorder.com

18 comentários:

  1. Prá quem quiser entrar numa vaquinha, tô dentro !!!

    ResponderExcluir
  2. Com aproximadamente 50 mil nós montamos uma concorrente com a polysom.
    um mega investimento. "temos dois pelos da vaquinha, agora só falta o resto".
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá.... boa idéia!!!
    Com vaquinha... melhor ainda.

    ResponderExcluir
  4. Opa..... Meus irmãos já pode começar a fazer os seus sets para a gravação..... TO DENTRO...

    ResponderExcluir
  5. Aos que sugeriram fazer uma vaquinha to dentro também podem entrar em contato comigo se quiser

    ResponderExcluir
  6. Por mim a vaquinha anda , e não vai pro brejo.
    Este é um sonho de consumo .

    ResponderExcluir
  7. Eu ajudo na vaquinha, ajuda mesmo, em troca só quero que gravem alguns discos de vez em quando, ajudo no custo da compra e os discos virgens eu compro separado para gravação.

    ResponderExcluir
  8. Se alguém souber quem tem no Brasil e faz sob encomenda me avisa, pois tenho algumas coisas que sonho em ter em vinil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos...
      A única que conheço que garav vinis é o pessoal da vinylab. Mas credito que não é muito barato.

      Excluir
  9. Se alguém souber quem tem no Brasil e faz sob encomenda me avisa, pois tenho algumas coisas que sonho em ter em vinil.

    Conhecem essa empresa? Eles que fizeram os LPs promocionais para DJs da Wanessa da era pop. Os famosos picture discs.

    http://www.gzvinyl.com/Objednavka/Objednat/Krok-1-specifikace-objednavky-balicky.aspx?package=P02&qty=

    ResponderExcluir