Dia Nacional Choro no Canal da Música - Silvio de Tarso

No dia 23 de abril é comemorado o dia Nacional do Choro e para homenagear os grandes compositores e intérpretes do Choro, e em especial o radialista Sílvio de Tarso, o Canal da Música nos presenteou com uma belíssima Roda de Choro com o músicos:
  • Marcela Zanette - Flautas;
  • Daniel Migliavacca - Bandolim;
  • Julião Boêmio - Cavaquinho;
  • Vinícius Chamorro - Violão de 7 cordas;
  • João Egashira - Violão;
  • Iê - Pandeiro.
O grupo começou tocando alguns composições conhecidas de Jacob do Bandolim, Altamiro Carilho e Chiquinha Gonzaga. Na sequência tocou quatro belíssimas composições de dois integrantes do grupo, Daniel Migliavacca e Julião Boêmio respectivamente.

Foto: Diego Kloss
Por fim, fechou a boite com chave de ouro com "Carinhoso", do saudoso Pixinguinha, com a pequena platéia cantando e acompanhando a melodia. (Em breve vídeo)
Foi uma noite muito agradável, pretendo ir em outros eventos do Canal da Música e também nas rodas de choro dos próximos anos.

Set List
1 - A Ginga do Mané - Jacob do Bandolim
2 - Perigoso - Oralndo Oliveira e Esmeraldino Sales
3 - Choro Garoto - Daniel Migliavacca
4 - Rindo à toa - Daniel Migliavacca
5 - Sapeca - João Egashira
6 - O Gaúcho - Chiquinha Gonzaga
7 - Vibrações - Jacob do Bandolim
8 - Ovo Frito - Julião Boêmio
9 - Deixe o Breque Para Mim - Altamiro Carrilho
10 - Ebubu Fulô - Julião Boêmio
11 - 1 x 0 - Pixinguinha e Benedito Lacerda
12 - Carinhoso - Pixinguinha

Confira as fotos do grupo.

Marcela Zanette - Foto: Diego Kloss
Daniel Migliavacca - Foto: Diego Kloss
Julião Boêmio - Foto: Diego Kloss
Vinícius Chamorro - Foto: Diego Kloss
João Egashira - Foto: Diego Kloss
Iê - Foto: Diego Kloss

Foto: Diego Kloss

Saiba um pouco mais sobre o Choro
O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira.
O músico, compositor ou instrumentista, ligado ao choro é chamado chorão. Característica freqüentemente apreciada no choro é o virtuosismo dos instrumentistas, bem como a capacidade de improvisação dos executantes.
As rodas de choro são reuniões mais informais de chorões, muito diferentes de apresentações e shows. Geralmente acontecem em bares, na própria casa dos músicos e em pequenos auditórios. Não existe uma formação específica e os músicos que vão chegando se juntam à roda.
O conjunto é geralmente formado por um ou mais instrumentos melódicos como a flauta, bandolim e cavaquinho, instrumentos harmônicos como o violão e o violão de 7 cordas e instrumentos rítmicos como o pandeiro. Existem outros instrumentos que também podem ser integrados a roa de Choro como Saxofone, Trombone, Piston, Piano, Sanfona, Rabeca, Reco-Reco, Canzá, Chocalho, entre outros.
O choro não se caracteriza por um ritmo específico, mas pela maneira de se tocar solta e sincopada, repleta de ornamentos e improvisações. Assim, é muito vasta a gama de ritmos nos quais se baseiam os compositores de choro. Dentre os principais ritmos utilizados, pode-se citar o maxixe, o samba, a polca e a valsa, dando origem, assim, ao ‘’samba-choro’’, à ‘’polca-choro’’ e à ‘’valsa-choro’’ (com relação ao maxixe, não é utilizada a expressão “maxixe-choro”, mas apenas ‘’maxixe’’). Além disso, há choros de andamento rápido e choros mais lentos (apelidados "varandões").
O choro tradicional é caracterizado por três partes. É comum que cada parte esteja em uma tonalidade, geralmente com modulações para tons vizinhos como o relativo ou o quarto grau.
A partir de meados do século XX, tornou-se muito popular o choro com apenas duas partes. Grande parte dos choros de Jacob Bittencourt apresentam apenas duas partes. Um grande defensor do choro em duas partes foi o compositor K-Ximbinho.
No dia 23 de abril se comemora o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello.
No Estado de São Paulo, existe o Dia Estadual do Choro, comemorado no dia 28 de junho. Foi neste dia, no ano de 1915, que nasceu um dos principais expoentes paulistas do choro, o "Garoto", nome artístico de Aníbal Augusto Sardinha.

Referência
DINIZ, André. Almanaque do Choro: História do Chorinho, o que Ouvir, o que Ler. Rio de Janeiro: JZE, 2003.