Conexões 22 | Neigmar da Lado A Discos entrevista Alexandra Scotti

Segue a décima sétima entrevista do nosso parceiro Neigmar da Lado A Discos com a cantora, compositora de música popular brasileira Alexandra Scotti.
Alexandra Scotti começou seu contato com as artes ainda na infância, quando iniciou seus estudos de ballet clássico aos 6 anos, permancendo até os 18 anos.
A formação na dança foi a base para alcançar novos horizontes. Em 1994, entrou para a Universidade de Letras e Artes Cênicas em Porto Alegre. Paralelamente aos estudos de teatro, começou sua carreira como cantora e compositora.

Foto: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
Natural de Caxias do Sul ( RS ), mudou-se com a familia em 1994 para Curitiba. Posteriormente, morou dois anos em São Paulo e dez anos no Rio de Janeiro, desenvolvendo vários trabalhos artísticos, entre eles, gravações de cds autorais, produção e apresentação de festivais para cantoras independentes e participações em musicais infantis.
Desde 2011, voltou a residir em Curitiba, onde continua a desenvolver seus trabalhos na área artística de modo bem abrangente, atuando simultaneamente nas áreas de música e teatro.

Nei: 1 - Como começou sua relação com a música e em que momento você decidiu se profissionalizar?
Alexandra Scotti: Desde criança ouvia Fabio Jr, Rita Lee e o pop rock que tocava nas rádios e TV. Tive fã clube do Menudo. Minha formação musical é muito voltada para esse universo. Só mais tarde fui me aproximando  da MPB e do Jazz. Fui bailarina clássica até os 17 anos e achava que essa seria minha profissão. Mas na adolescência comecei a ver que poderia cantar. Dava canjas nas festinhas e participava de shows de talentos na escola. Comecei a cantar profissionalmente aos 20 anos na Banda Froide Explica em Porto Alegre. Nessa época comecei a compor minhas primeiras canções.

Nei: 2 - Você começou como compositora, como é o seu processo de composição?
Alexandra Scotti: Eu sempre componho com o violão e parto da melodia para ir encaixando a letra. É um processo bem meu, bem particular, muito íntimo. Ultimante não tenho composto tanto, mas tenho várias canções feitas e pretendo lançar um CD autoral inédito em 2017.



Nei: 3 - E a sua história com o Jazz, como foi seu primeiro contato com o estilo?
Alexandra Scotti: Acho que ouvindo algumas canções com a Marilyn Monroe, pois sou muito fã dela e de seus filmes e ela sempre cantava neles. Depois conheci mais a fundo Billie Holiday e me apaixonei. Ano passado, fiz um tributo a ela. Adoro o estilo swing jazz, com as melodias mais marcantes, não tão improvisadas. Eu diria que isso tem a ver com uma sonoridade mais pop, que tanto me influencia.


Nei: 4 - Em 2015 você lançou “Redescobrindo Gal” um tributo a Gal Costa, como foi a passagem de interpretar canções próprias para reler uma cantora como Gal?
Alexandra Scotti: Desde 2008, tenho feito projetos musicais paralelos, para também ampliar minha atuação na música e me desafiar como intérprete. Na canção autoral, você fica relativamente confortável cantando suas canções. Como intérprete de outros artistas consagrados, a canção vem em primeiro lugar e há várias referências já ouvidas pelo público. Justo aí que você tem que buscar algo seu, singular, que torne a canção interessante de ser ouvida novamente.
Fazer o tributo a Gal foi uma forma de regravar um CD só com clássicos da MPB, com meu jeito de cantar. Era um desejo antigo. A Gal é uma grande referência para mim como cantora. Talvez minha cantora predileta, junto com Rita Lee e Marisa Monte. Mas eu amo várias outras…(risos) a lista é grande.
Eu que venho de um trabalho com sotaque mais pop, foi lindo ter a oportunidade de fazer um CD com sonoridade totalmente acústica e jazzística. Usei até vestido longo no show do Paiol…( risos ).



Nei: 5 -  E os planos para o futuro?
Alexandra Scotti: Continuar com o MPB para Crianças e gravar mais CDs. Estar sempre no palco cantando ao vivo e interagindo com o publico que é o que gosto de fazer. Já trabalhei com Cinema e TV, mas não tenho paciência para aquela engrenagem toda. Demora muito pra “ afinar “ a tal da luz ( risos ). Meu negócio é ao vivo !!
Também estou empolgada com uma festa que criei esse ano chamada GLOSS, onde faço show de abertura e depois comando a noite junto com o DJ Heitor Humberto ( Banda Gentileza ) com o melhor do pop rock de todos os tempos. Além de adorar cantar, eu sou muito festeira. Adoro uma pista de dança com todo mundo cantando junto !
A segunda edição da Festa GLOSS será dia 5 de agosto no Jokers. Esse ano comemoro 20 anos de carreira e estou fazendo esses shows de abertura com canções autorais, mescladas com grandes sucessos do Pop e MPB que eu curto cantar. Lancei o CD  Coleção, uma coletânea dos meus 3 CDs autorais que é distribuído na festa GLOSS.
Penso que temos que celebrar a vida, as conquistas, as pessoas, tudo em nossa volta. Viver é um milagre e acima de tudo a melhor das festas.
Grande beijo e obrigada pelo espaço!

Pra saber mais do meu trabalho e entrar em contato acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/Alexandra-Scotti-1632125913695677
Canal do Youtube: www.youtube.com/alexandrascotti
E-mail: alexandrascotti@yahoo.com.br
E também os apps deezer e spotify.

Extraído do blog Lado A Discos.