De Volta Para o Vinil Visita 09 | Só Música - Loja de discos

Para o nono De Volta Para o Vinil Visita escolhemos a loja de discos Só Música do meu grande amigo Clóvis Cordeiro.
A Só Música, uma das mais tradicionais lojas do ramo musical em Curitiba, está localizada na Galeria Cezar Franco, próximo a praça Zacarias. Frequento a loja há uns dois anos e posso dizer que seu Clóvis conhece como poucos o comércio da capital paranaense, afinal ele abriu a loja em outubro de 1992. Naquele ano, até o mês de junho ele trabalhara na extinta empresa Hermes Macedo S/A.
"Aposentara-me recentemente, como era necessário continuar trabalhando, jurei que não seria mais empregado de ninguém e decidi trabalhar por conta. Optei pela comercialização de discos, pois sempre gostei de me envolver com música."

Fotos: Diego Kloss
Prestes a completar vinte e cinco anos de existência a loja segue firme apesar da crise, oferecendo milhares de opções em LP's e CD's novos e usados, nacionais e importados. Desde os discos mais simples, até boxes, pictures discs, edições limitadas e outras raridades. Tudo com preços atrativos e bom atendimento.
A loja é pequena mas aconchegante e tem como parte de sua decoração uma coleção inteira de discos nacionais da velha guarda. Os vinis estão sempre bem cuidados, classificados por gênero e organizados em ordem alfabética, assim, você encontra facilmente o que procura, mas se quiser alguma orientação seu Clóvis está pronto para atender, afinal ele tem um exímio gosto musical.
"Tenhos uns mil lps em casa. (risos) Tinha muitas coisas dos Beatles, Rolling Stones e Creedence Clewater Revival, porém me desfiz de todos, só fiquei com muita MPB, principalmente Bossa Nova de que gosto muito. Além clássicos do Jazz, música erudita e muita música Latino Americana. Tenho preferência pelos cantores/cantoras de todas as épocas, porém me detenho mais nos dos anos de 1950 1960 e 1970. Gosto muito da obra de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Noell Rosa, Lupicínio Rodrigues. Dos intérpretes destaco: Alaide Costa, Rosa Passos, Elis Regina, Leny Andrade, Nana Caymmi,Lucio Alves, Dick Farney, Luiz Claudio Emilio Santiago, Aurea Martins, e dos mais recentes, Mônica Salmaso e Renato Braz. Dos internacionais: Frank Sinatra, Johnny Hartman, Ella Fitzgerald, Julie London e outros tantos."



Seu Clóvis disse que já teve algumas raridades na loja, entre elas o primeiro disco do Roberto Carlos "Louco por Você", do Moacir Silva "Coisas"(original) e do Raul Seixas "Let me Sing", entre outros. Mas afirmou também que Beatles e Elvis Presley lideram as vendas, sem sombra de dúvida.
"A banda surgida nos anos 60 e o cantor, nos anos 50, conquistaram uma geração e atualmente já estão agradando a terceira, ou seja, pai, filho e neto. Entre os nacionais, Raul Seixas, Jorge Benjor e Tim Maia são os campeões de venda."
Sobre fatos inusitados que aconteceram na lojas seu clóvis disse:
"Fatos inusitados acontecem sempre, alguns muito pitorescos, dentre eles a grande emoção de clientes quando acham uma raridade que há muito tempo procuram. Há alguns que até choram. (risos) Sei muito bem o que é isso, pois já vivi emoção igual."

Fotos: Diego Kloss
Porém nem tudo são flores no mercado dos vinis, seu Clóvis disse que já passou por momentos difíceis, esse ano inclusive ele pensou em fechar a loja devido a crise. Mas com o tempo as coisas foram se acertando e ele espera ainda poder manter a loja aberta por um bom tempo, afinal o mercado do vinil está em crescimento, pois o vinil voltou com tudo e lidera as vendas do mercado fonográfico.
"Eu sempre afirmo que quando o CD surgiu, imaginava que o vinil seria sepultado de imediato e pra sempre, mas de uns dez anos pra cá se eu dependesse da venda dos disquinhos, já teria "pendurado as chuteiras". O vinil voltou com força total e não é coisa somente de saudosistas como muitos afirmam. Os jovens, atualmente, lideram a preferência pelos "bolachões". Aprenderam a reconhecer que o som de um bom vinil supera em muito o som de um CD. É uma pena que o material bom está ficando cada vez mais raro."


Enfim, sou um assíduo frequentador da Só Música e não só pelos discos, mas pelas boas conversas que tenho com seus Clóvis.
Vale muito a pena conhecer e garimpar na loja, você certamente vai sair com um bom vinil.

Descanse em paz meu grande amigo Clóvis!

Local: Só Música - Loja de discos
Endereço: Galeria Cezar Franco, Rua Emiliano Perneta, 34 - Centro
Representante: Clóvis Cordeiro

Veja nossas outras visitas.

Você possui um estabelecimento desse tipo e deseja uma visita, entre em contato pelo email <devoltaparaovinil@gmail.com>