Universal Record - O disco Bluetooth transforma qualquer MP3 em um disco de vinil

Mesmo com o advento do mp3 e o crescimento dos serviços de streaming, o mercado do vinil teve um crescimento significativo nesses últimos anos. Na tentativa de conciliar esses tipos de mídia um inventor Jesse England, na Inglaterra, criou o "Universal Record" que nada mais é que do que um dispositivo que permite que qualquer áudio seja tocado por um toca-discos.
Universal Record

Universal Record
Fotos: consequenceofsound.net
Na verdade, ele contém um receptor de áudio Bluetooth ligado a um transdutor acústico, que faz vibrar o disco de vinil. O dispositivo funciona muito parecido como esses adaptadores de cassete usado para tocar no iPod através de seu aparelho de som do carro.
Em outras palavras, o "Universal Record" possui é um transdutor que utiliza as informações recebidas via bluetooth para vibrar o anel de vinil no topo do dispositivo. A agulha do toca-discos repousa sobre este anel e as vibrações agem como um sulco de uma gravação, resultando em uma experiência de audição similar ao vinil.
Esse produto obviamente não está sendo comercializado, mas sinceramente ainda não entendei o real intuito da invenção. Se eu quero ouvir música digital eu recorro ao mp3 e ao streaming, se eu quero ouvir vinil eu olho para estante e escolho o que quero ouvir. Para quê vou querer ouvir uma música digital num "simulator de vinil"? Para gastar a agulha do toca-discos?
Enfim, a ideia pode até parecer interessante, mas quando estou em casa prefiro uma audição com o bom e velho disco de vinil.

Veja como funciona no vídeo abaixo.


Fonte: https://consequenceofsound.net