Rádio Valvulado SEMP AC-431 - 1951

Há algum tempo que estou procurando um rádio antigo. Fui em antiquários e na feira do Largo da Ordem, mas os preços dos rádios valvulados são altos, beiram os 400 até uns 800 reais dependendo do modelo e ano, por isso acabei desistindo da ideia.
Porém, em maio desse ano, meu tio Jorge me deu um presentão: me passou o radio SEMP, conhecido na época como "Capelinha", que era do meu avô Ildefonso. Ele não estava funcionando, mas estava inteiro e com todos os componentes.

Rádio Valvulado SEMP AC-431 - 1951 - Foto: Diego Kloss

Não pensei duas vezes e falei com meu amigo Jean do Armazém Santos que tem uma coleção de rádios antigos e me indicou o seu Lauro, um senhor que mora numa casa bem antiga no Bairro Três Marias .
Deixei o radio no armazém com o Jean e o seu Lauro, por coincidência, estava passando na frente do armazém. Assim entregamos o rádio para ele tentar consertar.
No mês de junho, fomos até a casa do seu Lauro porque fazia tempo que estava com o rádio, mas segundo Jean, demorava mesmo, pois seu Lauro faz como antigamente, consertava sem pressa.
Até que no mês passado, o Jean me comunicou que o rádio tinha ficado pronto e no sábado dia 10/08, véspera do Dia dos Pais, fomos buscar o radio no "ranchinho" do seu Lauro.
Parece que aquele lugar parou no tempo, além da casa, todos os móveis eram antigos e bem simples, nada de luxo. Seu Lauro nos recebeu com muita simpatia e nos mostrou como ficou o rádio. Confesso que senti certa comoção ao ver o meu pai escutando o radio antigo que fora do pai.
Por incrível que pareça, seu Lauro trocou poucas peças pois o radio estava inteiro, afinal ficou muito tempo guardado na casa do meu tio.
Agora finalmente tenho o meu tão sonhado rádio antigo, se alguém tiver algum e quiser doar ou vender estou disposto a negociar. (Radio tocando "Golpe de Mestre" de Tião Carreiro e Pardinho).


Um pouco sobre a história do rádio SEMP
SEMP
A SEMP (Sociedade Eletro Mercantil Paulista) foi fundada em 1942 na cidade de São Paulo. No início, sua principal atividade foi a fabricação de rádios, eletrolas e posteriormente, Televisão.
Situada na Av. João Dias, 2476 Sto. Amaro, São Paulo capital, teve presença marcante em vários momentos da história, levando notícias faladas e televisivas aos mais recônditos pontos deste imenso país.
Confirmando mais uma vez seu pioneirismo, em 1972 a SEMP deu grande passo no mercado e lançou o primeiro televisor 20" em cores do país.
O ano de 1977 foi de grande importância para a SEMP, pois nessa época a empresa celebrou um acordo de participação acionária e tecnológica com a Toshiba Corporation do Japão que originou a SEMP TOSHIBA.
A Semp Toshiba tem seu capital dividido em 60% para o grupo nacional Semp e 40% para a japonesa Toshiba. 
O comando da Semp Toshiba no Brasil está com a familia Hennel, sendo seu atual presidente, o Sr Afonso Antônio Hennel, com 23 anos de casa, filho do fundador.
Entre os vários anúncios veiculados em jornais e revistas da época, esta empresa aparecia como:

Radio Valvulado SEMP AC-431/BF
Rádio valvulado fabricado em 1951, considerado o mais sofisticado rádio brasileiro da época, o AC-431/BF ganhou o carinhoso apelido de "capelinha" e atingiu grande sucesso de vendas até meados da década de 70. O sucesso foi tão grande que é lembrado e pedido até os dias de hoje. 
Possui 4 faixas de onda sendo uma ampliada: 550 a 1600 Khz,  2.5 a 7 Mhz,  8 a 22 Mhz  e  9.6 a 12,2 Mhz. 
Com boa aceitação no mercado devido ao seu baixo custo em relação a similares importados, a SEMP fabricou milhares deste rádio. 
Válvulas: ECH81 (6AJ8), EF93 (6BA6), EBC91 (6AV6), EL84 (6BQ5), EZ80 (6X4) -
vál. europeias (vál. americanas)
Este rádio em particular está totalmente original, tendo poucas horas de funcionamento.
Na dácada de 70, tentou-se lançar um modelo idêntico transistorizado que não teve o mesmo sucesso.