De Volta Para o Vinil Visita 06 | Sebo Estação 80 - Brinquedos e antiguidades

No sábado passado, consegui fazer uma visita ao Sebo Estação 80 do meu amigo Rubens Junior, que vende brinquedos antigos, coleções, livros, gibis, revistas, placas, vinis, bicicletas antigas e peças para restauradores.
Primeiro vou contar como conheci o sebo e depois vou transcrever algumas palavras do Rubens para vocês entenderam a história dessa fantástica loja.


Há alguns meses atrás eu estava indo no Armazém Santos e lá estavam o Rubens e o Liomar expondo brinquedos antigos, bicicletas ente outras relíquias. Claro que parei para ficar olhando com detalhes os brinquedos da década de 80, os bonecos do Comandos em Ação, do Heman, entre outros. Depois acabei sem querer encontrando o Rubens na FeirArte no Parque Barigui e logo em seguida fui conhecer a loja localizada próxima ao Armazém Santos no Três Marias. Na segunda visita consegui conversar com o Rubens e já combinamos a matéria para o De Volta Para o Vinil Visita número 06.
A história do Sebo Estação 80 é daquelas que prova que persistência e a amizade tornam qualquer sonho possível, conheçamos um pouco dessa história nas palavras do meu amigo Rubens Junior.
Eu coleciono desde criança, desde que me entendo por gente ...
O colecionismo sempre esteve em mim, quando ia escolher feijão para minha mãe eu já separava os de cores diferentes numa caixinha de fósforo (risos)... e a paixão por brinquedos está ate hoje comigo, pois coleciono os antigos e modernos.
Sou oitentista de coração, nasci nos anos 70 e fui criança e adolescente nos anos 80, eu realmente vivi plenamente a década. acho que ainda estou lá (risos). Sempre gostei de quadrinhos, ficção e coisas do gênero, cultura, etnias e curiosidades.
Eu sempre trabalhei em serviços braçais, trampo pesado mesmo... chuva, sol forte, poeira... passei muita humilhação também, até que decidi que iria ganhar a vida fazendo o que eu gostava, mas ainda não tinha imaginado que seria uma loja como a que tenho hoje.
Um dia estava em meu sofá na sala pensando o que fazer para mudar de vida. Fiquei ali, cogitando tantas coisas que poderia fazer, porém a grana era quase nada e, pensando nisso, no que fazer, comecei a olhar a cristaleira onde guardo meu brinquedos de infância e, acredita que perdi o foco olhando para os brinquedos e lembrando dos meus tempos de infância?
Foi então que vi a luz (risos)... era isso, brinquedos... um sebo mix com antiguidades, brinquedos novos e antigos, games, camisetas vintage e de Rock, colecionismo e afins, de todas as décadas porém com enfase nos anos 80. Sai à luta mas de cara foi um balde de água fria, o aluguel no centro era impraticável, caro demais, fui atrás das feiras de bairro, outro balde de água fria. Três meses esperando o edital e nada, até que meu amigo Jean, dono do Armazém Santos, me convidou para fazer as feirinhas na frente de sua loja, uma distribuidora de bebidas e ponto de encontro de carros e motos antigas e amantes de antiguidades.
Foi um sucesso, eu fazia todo sábado a feira, até que apareceu no mesmo bloco comercial uma porta para alugar, com apenas 290 reais no bolso, chamei o Liomar para entrar de sócio e, como a loja precisava de reforma usei a grana que tinha no bolso para fazer a reforma. O proprietário deixou a reforma como pagamento do 1º aluguel e aos dois meses de loja conseguimos colocar a placa.
Tudo com muita raça, luta mesmo e aos 4 meses de loja, fiquei sozinho pois o Liomar decidiu correr atrás de outro projeto e, hoje com 5 meses com a loja aberta, posso dizer que o negócio já deu certo.
Enfim não tou rico mas, graças a Deus, pago minhas contas e apesar de a loja não dar ainda um bom retorno, também não dá prejuízo e ainda sobra um para sustentar minha família, fazendo finalmente o que eu amo fazer, viver entre as antiguidades e recordando. Cada pessoa que entra na loja me passa histórias e as grandes emoções e alegrias que só quem viveu nos anos 80 sabem o que é.
Ir até o Sebo Estação 80 é fazer literalmente uma viajem no tempo. Eu não pude viver os anos 80 porque nasci 1988, mas ainda pude ter pequenas amostras através do meu tio, minhas primas e primos. Sempre achamos que nossa década é sempre a melhor e não existirão brinquedos, desenhos, filmes melhores, pois é como sempre digo, a infância é para sempre.
Quem quiser fazer essa viagem no tempo não deixe de visitar e conhecer o Sebo estação 80
Confira as fotos dos brinquedos e colecionáveis que encontrei lá.



































Fotos: Diego Kloss
Foto: De Volta Para o Vinil
Confira também as visitas anteriores.

Local: Sebo Estação 80
Endereço: Av. Três Marias, 135 (Loja 7) - São Braz - Curitiba
Horário: Segunda a Sábado das 9h às 18h.
Informações: (41) 9228-5458
Facebook: https://www.facebook.com/rubens.junior.5095

Volto a repetir que a ideia  não é fazer nenhum tipo de propaganda, é apenas fazer com que os leitores tomem conhecimento dos estabelecimentos que possuem essa temática e/ou vendem artigos relacionados à música. Quem possui um estabelecimento desse tipo e deseja uma visita, entre em contato pelo email <devoltaparaovinil@gmail.com>.