terça-feira, 3 de março de 2015

Making off dos Cartazes da Feiras do Vinil no Canal da Música

Recebi várias mensagens perguntando como foram feitos os cartazes das últimas três edições da Feira do Vinil. Assim resolvi mostrar, resumidamente, o passo a passo desde o conceito até a elaboração das peças gráficas, passando por todo o processo de criação: brainstorming, rafes, primeiros modelos, estúdio fotográfico, digitalização e finalização. Acho interessante saber como os cartazes foram pensados e elaborados, por isso vou compartilhar também os meus trabalhos.

15ª Feira do Vinil
Para a 15ª edição da feira, resolvi fazer um cartaz mais lúdico e usei meus bonecos de Playmobil para recriar a Feira do Vinil em miniatura, com o slogan "Vinil não é brinquedo"

Fotografando a mini-feira do vinil. Foto: Diego Kloss
Foram várias horas montando as mesas e ajeitando os bonecos para depois conseguir fotografar.

Mini-feira do vinil. Foto: Diego Kloss
Depois, eu precisava fazer também o escrito e resolvi utilizar também algumas peças de lego.

Escrito com peças de Lego. Foto: Diego Kloss
Assim que terminei as fotos, fiz uma seleção e a foto escolhida foi tratada digitalmente ganhando alguns elementos que não estavam presentes na foto original: o toca-discos do DJ, o boneco do Kid Vinil, os vinis nas caixas, entre outros. Foi um trabalho minucioso e bem demorado.



14ª Feira do Vinil 
Para essa edição, resolvi fazer um histórico das 14 edições da Feira representadas em 14 cartazes abordando 14 gêneros e sub-gêneros musicais diferentes, sendo que slogan da feira era "Gênero musical: a Feira do Vinil tem todos, qual é o seu?".


Para cada cartaz, usei uma foto da edição da feira correspondente e associei uma cor e ritmo musical por meio um símbolo.


Os cartazes ganharam algumas letras que pareciam ser aleatórias, mas na verdade, a ideia era juntar de alguma forma os 14 cartazes através da tipografia é mostrar essa fusão e variedade de gêneros musicais, culturas e estilos que a Feira nos proporciona.


A cada dia, publicamos um cartaz e comentamos um pouco sobre o ritmo musical correspondente.

13ª Feira do Vinil 
O cartaz da 13ª Feira do Vinil, que tinha o slogan "O mundo do Colecionador", foi inspirado nas obras do artista plástico Vik Muniz e da artista britânica Jane Perkins. 
A ideia inicial era formar o número treze com diversos objetos que envolvem o mundo do colecionador: vinis, compactos, toca-discos, caixas, cabos, etc.

Rafe. Foto: Diego Kloss
Primeiro, estendi um pano branco, projetei o espaço que o número 13 iria ocupar e fui trazendo os objetos para colocar em volta.
Preparação dos objetos para a foto. Foto: Diego Kloss
Fiz vária fotos em cima de um escada para conseguir um ângulo que desse uma noção de profundidade para posteriormente poder adicionar digitalmente mais vinis.


Depois, fotografei vários vinis em lotes de 10 em 10 até preencher a área do cartaz e ajustei digitalmente no ângulo da foto principal.


Por fim adicionei os elementos gráficos e as informações do cartaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário