Vinil animado

Dan Hayhurst e Reuben Sutherland - Foto: web
Os vinis animados foram criados pelo músico e produtor Dan Hayhurst e o animador Reuben Sutherland. São vinis formados por anéis concêntricos ilustrados que dependendo da rotação (33, 45 ou 78) “exibem” um filme diferente. O picture disc é prensado nos dois lados e possui um propósito duplo: a reprodução da música e execução da  animação, produzida pela rotação do vinil.
A música  é uma mistura de gravação de fitas, música eletrônica, programação e ruído analógico, formando uma espécie de colagem modular instável que corresponde perfeitamente com as imagens.
Vinil animado - Foto: web
A animação produzida a partir da execução do disco, produz uma ilusão ótica a partir de uma rápida sucessão de imagens estáticas projetadas em 23 frames por segundo.
Além disso, a execução do vinil possui um caráter performático, afinal são produzidos vídeos com as animações desses vinis, tento por finalidade explorar os limiares da percepção do cérebro que pairam nesses momentos sensoriais.
Os vídeos abaixo mostram o hipnotizante, excitante e quase alucinante, efeito quando o componente de áudio combina com a animação.