Years: o toca discos que lê troncos de árvore

Eu tinha visto essa matéria há alguns meses atrás, mas acabei esquecendo. Resolvi então postar um projeto inovador e, porque não sensível, do alemão Bartholomäus Traubec. Ele lançou um toca-discos modificado que é capaz de ler digitalmente fragmentos de árvores, isso mesmo, troncos de árvore, de forma que as ranhuras da árvore formam os sulcos do vinil. E o mais interessante é que utilizando um software especializado, cada fatia de árvore produz sua própria música ao som de piano. Muitas vezes elas são emocionantes, até com um pouco de dramatismo, e outras um tanto desconexas, mas isso mostra o quanto a natureza é grandiosa.

Fotos: http://traubeck.com/years/
O projeto se chama de Years pois lendo os anéis das árvores, que indicam a taxa de crescimento anual de cada uma, é possível construir sua biografia da árvore, apresentada agora através da música. Assim, em vez de um vinil, você tem um disco de madeira e ao invés de uma agulha, tem um sistema de câmera que captura imagens processadas pelo software.


Os anéis da árvore são analisados ​​por sua força, espessura e taxa de crescimento. Esta informação serve como base para um processo que produz o som de piano. Ele é mapeado para uma escala que é novamente definida pela aparência da madeira, que vai da escuridão à luz e da alta textura à baixa textur). A base para a música é, certamente, encontrada no conjunto de regras definidas por programação e configuração de hardware, mas os dados adquiridos a partir de cada árvore é interpreta de forma peculiar.


Uma gravação em vinil da edição limitada de "Years" podem ser encontradas aqui.
Um álbum digital das sete árvores pode ser baixado aqui .

Matéria sugerida por Marlon Vieira. Você também pode sugerir matérias para o blog através do email <devoltaparaovinil@gmail.com> ou da página do facebook.