
Há um bom tempo sem um trabalho novo, os suecos queriam fazer um lançamento especial do primeiro single “Blue Ice” do álbum “Optica" (2013). Para isso, buscaram ajuda da TBWA de Estocolmo, que desenvolveu o disco de gelo.
Após vários testes, a água destilada foi a matéria prima ideal para a produção dos 10 discos de 7” distribuídos a um grupo seleto de fãs. Foram usados moldes de silicone para servir de base para os discos que, depois de congelados, podem ser escutados em qualquer aparelho toca-discos. O único problema é que ele começa a derreter assim que sai do congelador, o que, de certa forma, tem a ver com a mensagem da música, que fala justamente sobre o fim, o desaparecimento de um amor.
Apesar de um pouco de estalos, o álbum soa surpreendentemente com qualidade razoável, com batidas e vocais claros de ressonância, dizem os criadores.
"Nós conversamos com professores em diferentes universidades, eles nos disseram que isso nunca daria certo, então tivemos que desenvolver a técnica nós mesmos", afirma Alex Fredlund, diretor de arte da TBWA.
O registro resultante pode ser tocado em uma aparelho comum, entretanto não esse procedimento não é indicado porque a água pode danificar o toca-discos. Outro grande problema é que a temperatura e a superfície irregular do disco podem acabar com a agulha.
Além disso, como era de se esperar, a qualidade do som começa a diminuir assim que o registro começa a derreter. Porém, o mais incrível é que o disco pode ser refeito adicionando água destilada na matriz e colocando para congelar novamente.
Você pode ouvir a música completa no vídeo abaixo.