Selos "tocáveis" em formato de vinil

O título da matéria que li essa semana pode parecer um pouco absurdo, mas não é pois em 1972, esses pequenos selos postais de vinil do Butão eram conhecido como "selos falantes". Você pode não acreditar, mas quando a agulha da vitrola era colocada sobre eles é possível ouvir o hino nacional ou uma pequena história do país.
Os selos eram feitos de um plástico fino e tudo era gravado de um lado só para do outro lado pudesse ser usado como adesivo. Eles são colecionáveis e no eBay é possível achar um jogo deles por uma pequena fortuna de $ 495.
No site WFMU tem alguns exemplos desses pequenos selos tocáveis. Segundo o site, a existência desses registros já era conhecida, mas não nunca teve acesso até 1998. O conceito era muito interessante, pois além da carta se podia enviar selo com o hino do local  e a pessoa que a recebe poderia colocá-lo no toca-discos. Porém, infelizmente a maioria dos toca-discos não permitem que esses pequenos registros sejam tocados devido ao tamanho e a velocidade do toca-discos. Se colocado no toca-discos o pequeno selo poderá ser lançado e também não há tempo suficiente para concluir o registro.
Como não existe um mercado para selos internacionais, acredita-se que este conjunto foi fabricado para impulsionar as vendas de selos para Butão. Há cerca de 5 seleções de palavras e música que são repetidos em combinações diferentes em cada selo, feitos em plástico em relevo com registros finos na parte de cima e parte de trás adesivo.