Conexões 24 | Neigmar da Lado A Discos entrevista Maria Paraguaya

Para a décima nona entrevista do nosso parceiro Neigmar da Lado A Discos conversou com a cantora e compositora Maria Paraguaya.
Maria Paraguaya é vocalista da banda Escambau que mistura em seu repertório música paraguaia, rock retrô, orquestrações grandiosas, psicodelismo e MPB, isto é, uma fusão de gêneros diversos, com sonoridade analógica e letras surpreendentes.
A banda  foi formada no ano de 2009, em Curitiba-PR. O grupo tem três álbuns de estúdio lançados - "Acontece nas Melhores Famílias" (2009), "Ordem e Progresso via Pão & Circo" (2011) e “Novo Tentamento” (2014) - e conta hoje com Giovanni Caruso (voz e violão), Paraguaya (voz e percussão), Zo Escambau (guitarra), Yan Lemos (baixo) e Ivan Rodrigues (bateria). Recentemente, o “Escambau” lançou os videoclipes de “Cidade dos Normais” e “Atos de uma Anti-hepática”, ambos dirigidos por Kátia Aguiar (ex-Bidê ou Balde) e teve seu álbum (Novo Tentamento) incluído em diversas listas de “Melhores Discos de 2014”.
No contexto de shows, podem-se destacar uma turnê pela Argentina e quatro pelo Paraguay, além de um número frequente de apresentações por RS, SC, PR e SP, Corrente Cultural e Virada Cultural em Curitiba, assim como a Fifa Fan Fest. Recentemente marcou presença nos festivais Ufstock(SC) e Morrostock(RS) e apresentou-se ao lado de artistas como Os Mutantes, Júpiter Maçã, Frank Jorge, Os Replicantes, etc.

Nei: 1 - A sua relação com a música começou como?
Maria Paraguaya: Começou certamente com meu pai, boêmio, me ensinou a tocar violão de pequena e gostar da inspiração que a noite traz.

Nei: 2 - Você nasceu no Paraguai, com quanto anos veio para o Brasil e como foi a sua adaptação por aqui?
Maria Paraguaya: Nasci em Assunção no Paraguai, me criei no lago de Ypacarai em San Bernardino. Fui pra Porto Alegre com 18 anos com uma bolsa de estudos em Ciências Sociais, me adaptei rapidamente pois adoro os gaúchos, seu humor e seu rock and roll, fiz muitos bons amigos lá e me diverti demais o tempo todo, uni o útil ao agradável fazendo meu trabalho de conclusão do curso sobre os bares.

Nei: 3 - Você estudou Antropologia, isso influenciou no seu trabalho musical?
Maria Paraguaya: Fiz ênfase em Antropologia Cultural, sou neta de um médico indianista, viajei com ele fotografando aldeias, aprendi muito das diferentes etnias, principalmente a observar. A antropologia modificou minha visão de mundo e com certeza influencia em tudo que faço, composições, esculturas, ou qualquer forma de manifestação artística. Gosto de brincar com as palavras e seus significados, por exemplo, modismos daqui do Brasil em francês.

Nei: 4 - Como é o seu processo de composição?
Maria Paraguaya: A inspiração vem de várias formas, algo que vejo ou escuto, um sonho. No caso das letras, as frases vem em francês na minha mente e muitas vezes tenho que completá-las traduzindo para o português ou espanhol, o que me faz aprender o idioma de um jeito gostoso, as músicas faço no violão nas horas vagas, ou só na minha cabeça e vejo se encaixa com alguma das letras.

Nei: 5 -  Como começou o “Escambau”?
Maria Paraguaya: Escambau começou em San Bernardino, no místico lago de Ypacarai, os discos são produzidos lá até hoje. Giovanni (baixista do Escambau) fez as músicas e saímos tocando, juntamos uma turma legal para fazer a banda, a gente se ama e é muito amigo, é o principal pra que as coisas fluam.


Nei: 6 -  Fale um pouco sobre o “Les Infâmes de La Patria”.
Maria Paraguaya: Os Infames começaram com violão e voz das músicas que faço, Yan Lemos (músico dos Infames e do Escambau) vai lapidando ou cria melodias, gosto muito de trabalhar com ele, é extremamente talentoso, mas como gosto de tocar com banda então botamos baixo, batera, duas guitarras e gravamos um single que será lançado em breve. Pretendo gravar um disco com 10 músicas que estão prontas, agora mudamos alguns integrantes da banda, está bem bonito e rock and roll, agosto tem estreia nos palcos e tem gravação de música inédita no “ao vivo na Capela” em 27 de julho.

Pra saber mais sobre a cantora
Facebook: Maria Paraguaya (facebook).

Para conhecer a banda Escambau
Canal do Youtube: https://www.facebook.com/vidronasveias/
Soundcloud: https://soundcloud.com/escambauoficial
Contatos de show: giovannicarusoeoescambau@gmail.com

Extraído do blog Lado A Discos.