MAG-LEV - O primeiro toca-discos flutuante

Quando falamos em toca-discos sabemos que existem três tipos de sistemas de tração que fazem o prato girar: por polia (idler-wheel), correia (belt-drive) ou acionamento direto (direct-drive). Porém nesse mês, descobri um projeto futurista que promete mudar de maneira drástica os tipos de tração que conhecemos. Falo do projeto MAG-LEV, um toca-discos em que o prato flutua sobre a base do toca-discos.
Foto: https://maglevaudio.com/
O MAG-LEV Audio recebeu o título de "primeiro toca-discos levitador do mundo" pois possui ímãs para suspender o prato que fica flutuando no ar sem nenhum tipo de suspensão e funciona basicamente como mesmo princípio dos brinquedos magnéticos e a tecnologia dos trens-bala.
O toca-discos flutuante é também o primeiro produto da MAG-LEV Audio, portanto, as advertências habituais de apoiar um produto de hardware em um site crowdfunding de uma empresa não testada se aplicam. A placa giratória MAG-LEV Audio começa com um preço de $780 Kickstarter, podendo ir até até $1.390 no mercado). A empresa pretende lançar em agosto de 2017.
O MAG-LEV Audio suporta os modos 33.3 rpm e 45 rpm, usa um tom Pro-Ject 8.6 e um cartucho Ortofon OM 5E. Seu design high-end repousa o prato em cima de uma almofada de ar e ondas magnéticas precisamente calculado para descansar sob a agulha.


Quatro pés suportam o prato quando o toca-discos não está em uso. Quando o toca-discos é acionado, esses pés retraem automaticamente para a base. O MAG-LEV Audio também inteligentemente tem uma fonte de alimentação ininterrupta de emergência para levantar o braço e estender os pés em caso de uma falha de energia, para que o vinil e nem prato caim do ar.


"O sistema de acionamento nesta toca-discos é onde está toda a magia", explicam os criadores no Kickstarter. "Conseguimos alcançar não só a levitação magnética, mas também conseguimos manter o giro incrivelmente preciso do prato com o software de controle de sensores". Eles descobriram como criar uma rotação consistente com um motor magnético, o que lhe permite alternar facilmente entre 33,3 rpm e 45 rpm.
"Estávamos procurando uma maneira de dar às pessoas uma maneira melhor e mais nova de experimentar discos de vinil", diz o conceito. "Ao empurrar a fronteira da tecnologia de áudio, fomos capazes de integrar a experiência edificante da música com um design do toca-discos, trazendo a sensação de gravidade zero em sua sala de estar".


Os designers afirmam ter criado um sistema de acionamento que é completamente diferente de qualquer outra coisa no mercado. Sua tecnologia patenteada permitiu-lhes não só obter a levitação magnética, mas também introduzir um "giro incrivelmente preciso do prato com software de regulação de sensores". Eles argumentam que o ar é o meio mais suave, envolvendo a menor quantidade de atrito, o que eleva ainda mais a experiência auditiva. Os efeitos visuais da levitação são expandidos com uma iluminação futurista na cor laranja.

Fotos: https://maglevaudio.com
A toca-discos ainda possui inclui um mecanismo de cueing, botão de seleção de velocidade, pés de bandeja e um cartucho pré-montado da Ortofon que elevam a qualidade do vinil.
Segundo os criadores a "MAG-LEV Áudio aumenta visualmente a experiência de ouvir discos de vinil levitando o prato, com uma integração cuidadosa de tecnologia e componentes de áudio de alta fidelidade".


A equipe de áudio da MAG-LEV é formada por entusiastas e experientes indivíduos provenientes de vários campos, tais como design, engenharia, produção e logística, que se uniram pelo amor compartilhado pela música. A complexidade deste projeto exigiu muito conhecimento e trabalho árduo.
Alguns colecionadores estão desconfiados com o projeto, acreditam que o campo magnético gerado entre a base e o prato flutuante possa geral um interferência na cápsula magnética que não possui nenhum diferencial, outros ainda afirmam que o fato de o prato flutuar pode gerar um desgaste irregular do vinil e da agulha, mas o fato é que o projeto é bem interessante e já arrecadou mais de $500,000, algo bem acima da expectativa. Nos resta acompanhar e ver no que esse projeto vai dar.
Você pode apoiar o projeto via Kickstarter.

Artigo traduzido e adaptado de maglevaudio.com