De Volta Para o Vinil Visita 10 | Sonic Discos - Especiarias Sonoras

No De volta Para o Vinil Visita de hoje, vamos conhecer a Sonic Discos - Especiarias Sonoras do meu amigo Horácio T. De Bonis, loja que trabalha com LPs, CDs, DVDs e BDs importados e nacionais.
Conheci o Horácio na 16ª Edição da Feira do Vinil no Canal da Música e desde então passei a ser cliente da Sonic Discos.
Em agosto de 2015, o Horácio conseguiu abrir uma loja física localizada no Edifício Executive Center Everest, na Rua Comendador Araújo, 143, loja 14.


Fotos: Diego Kloss
Com um ano e cinco meses de existência, a loja possui um acervo de mais de 2.400 LPs e 400 CDs, novos e usados, nacionais e importados. No acervo, há muito rock, música brasileira, trilhas sonoras, além de soul e outras peculiaridades, tudo com uma qualidade impecável. Posso dizer isso porque nunca precisei trocar nenhum disco que comprei na Sonic Discos, tamanho o cuidado que o Horácio tem para escolher e selecionar os discos que vão para a loja.



A Sonic Discos funciona junto com uma loja de antiguidades e lá você pode tranquilamente garimpar nas entre prateleiras de LPs, escutar os vinis, abrir gavetas com CDs, sentar para ler um guia de música, tomar um café, ligar seu laptop e porque não bater um bom papo com o Horácio, pois como ele mesmo disse “A loja não é somente um lugar que vende coisas. É para encontrar amigos, trocar ideias” [...]“Quero que isso aqui seja assim mesmo: como um cantinho da minha casa, onde podemos conversar sobre música.”
Podemos dizer que o Horácio Tomizawa De Bonis é consultor musical tamanho a dedicação e paixão que ele tem pelo mercado fonográfico. Sempre pesquisa os lançamentos, bandas, gravações, regravações, edições limitadas e para poder sugerir um novo som, algo diferente quando o cliente visita a loja.
Mas a Sonic Discos não é primeira empreitada musical do Horácio, entre 1991 e 1999 ele foi sócio-proprietário da 801 Discos, loja que ficava na Rua Duque de Caxias no centro de Curitiba. Entre 2000 a julho de 2015, ele passou a trabalhar em casa como importador de LPs e CDs, DVDs e BDs sob encomenda, mantendo sempre uma boa e exigente clientela.
Mas para o Horácio "o crescimento do interesse pelo vinil foi o que me motivou a voltar a ter loja, já que sempre fui colecionador de LPs" e por isso em agosto de 2015 ele abriu a loja física da Sonic Discos. Ele ainda afirma que "o mercado cresceu em boa parte graças aos jovens que estão consumindo LPs, resta saber se com o tempo esses jovens realmente se tornarão colecionadores ou se estão comprando só pela moda".
Fotos: Diego Kloss
Para o Horácio é difícil apontar os discos mais procurados, mas o "Dark Side of the Moon", do Pink Floyd é o principal da lista. As bandas são respecticavemente Pink Floyd, Led Zeppelin, Black Sabbath, AC/DC, The Doors, Nirvana, entre outras.
Sobre raridades que apareceram na loja Horácio destaca: Tom Zé - Todos os Olhos (original), Tim Maia - Racional, Recordando o Vale das Maças e Som Imaginário - Matança de Porco.
Horácio também tem sua modesta coleção particular com Led Zeppelin, King Crimson, Van der Graaf, Calexico, Tindersticks, Nick Cave, Mick Harvey, além de figuras fora do rock, como Moondog, Gurdjieff, minimalistas, música da Etiópia da década de 70 e por aí vai.



A Sonic Discos é um lugar aconchegante com design retro, excelente para garimpar e escutar vinis. Tenha certeza de que você vai sair com uma preciosidade de lá.

Local: Sonic Discos - Especiarias Sonoras
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, loja 14 (Edifício Executive Center Everest) - Centro.
Horário: segunda a sexta das 12h às 19h e sábado das 10h às 13h.
Informações: (41) 3324-2546
Email: sonicdiscoscwb@gmail.com
Facebookhttps://www.facebook.com/EspeciariasSonoras

Veja nossas outras visitas.

Você possui um estabelecimento desse tipo e deseja uma visita, entre em contato pelo email <devoltaparaovinil@gmail.com>