Conexões 25 | Neigmar da Lado A Discos entrevista Lari Basilio

Para a vigésima entrevista na seção Conexões, nosso parceiro Neigmar da Lado A Discos conversou com a guitarrista, compositora e produtora musical Lari Basilio.
Nascida em 1988, em São Paulo, Lari Basilio é guitarrista por vocação. Desde criança já demonstrava grande amor e interesse pela música e, aos 4 anos de idade, começou a estudar órgão.
Alguns anos depois, seu pai lhe ensinou os primeiros acordes de violão, suficientes para despertar em Lari Basilio a paixão pela guitarra. Desde então, começou a estudar sozinha, tocando em igrejas evangélicas e consequentemente, participando de bandas. Amante da música instrumental, Lari Basilio passou a  compor suas próprias músicas.
Em 2011, gravou seu primeiro EP instrumental, entitulado “Lari Basilio”, que contém 5 faixas, lançado em abril de 2012, marcando oficialmente o início de sua carreira solo. Produzido por Lampadinha, o trabalho ainda conta com as participações de Felipe Andreoli (Angra) e Adriano Daga (Malta).

Lari Basilio vem se destacando pela sua técnica e versatilidade, inovando a música instrumental com seu estilo de tocar diferenciado, prova disso, é o reconhecimento público do seu vídeo postado para o 1º Concurso Cultural Santo Angelo de Música Instrumental Gospel, que obteve a maior visualização em tempo recorde.
Foi também vencedora do Samsung E-Festival 2014, na categoria Instrumental.
Lari Basilio lançou um novo trabalho o DVD e CD "The Sound of My Room" (2015). Atualmente está Los Angeles trabalhando na carreira internacional.
Informações extraídas do site www.laribasilio.com

Nei: 1 - Quando você percebeu que era uma virtuose na guitarra?
Lari Basilio: Não acho que sou virtuose (risos). Apenas me considero uma pessoa muito feliz em poder fazer o que gosto. As horas de dedicação na guitarra sempre foram por prazer, então penso que o resto é apenas consequência disso..
Nei: 2 - E os guitarristas que te influenciaram, dá pra citar alguns?
Lari Basilio: Sim. Posso destacar Andy Timmons, John Mayer, Juninho Afram, Edu Ardanuy e Richie Kotzen..

Nei: 3 - O que me chamou a atenção é a sua facilidade com as escalas e alguns acordes diferentes (principalmente na música Revolution), você baixou a afinação da 6ª corda (MI) para Ré não foi? Você mexe bastante na afinação? E a construção desses acordes como elas são feitas? Ou é mais ou menos no feeling e depois você vê que acordes são?
Lari Basilio: Sim, uso nessa musica a afinação Drop D. Essa afinação é uma das minhas prediletas, gosto de mexer bastante na afinação, principalmente da 6ª corda (MI). A construção desses acordes varia, depende do momento. Às vezes é no feeling e há momentos que eu penso em cada nota.


Nei: 4 - Você está morando nos EUA? Como estão as coisas e o que você anda fazendo por aí?
Lari Basilio: No momento estou aqui nos EUA sim. Isso já fazia parte do planejamento da minha carreira para expandir o meu trabalho fora do Brasil. Pretendo passar um tempo aqui trabalhando nisso, mas com certeza estarei de volta ao Brasil em tempos específicos para atender a agenda com o público do meu país.


Nei: 5 -  Lari fique a vontade para as últimas considerações, contatos, agenda e o que mais achar necessário.
Lari Basilio: Quero agradecer a Lado A pelo contato.
Obrigado a todos que acompanham minha carreira.
Para maiores informações e contato podem acessar o meu site www.laribasilio.com, lá vocês encontrarão todas as informações.
Fiquem com Deus!

Pra saber mais sobre a guitarrista
www.laribasilio.com
Facebook: Lari Basilio
Youtube: www.youtube.com/user/larissabasilio
Soundcloud: https://soundcloud.com/laribasilio

Extraído do blog Lado A Discos.