quinta-feira, 7 de junho de 2018

Record Player: o aplicativo que consegue os álbuns pela capa

Assim como o Shazam reconhece as músicas quase que instantaneamente, surgiu no mercado fonográfico um aplicativo experimental que reconhece o álbum por meio da capa. O Record Player consegue analisar fotos de capas de vinis e CDs e associá-las a um álbum correspondente no serviço de streaming Spotify.
record player
Foto: Reprodução
Sabe aquele momento que estamos na loja de discos, encontramos um álbum com uma capa interessante, conhecemos algum trabalho da banda, mas gostaríamos de ouvir uma parte das músicas só para ver se vale a pena adquirir o álbum, então o Record Player serve justamente para esse fim.
O aplicativo desenvolvido pelo programador americano Patrick Weaver na plataforma colaborativa Glitch, analisa a imagem da capa em questão, interpreta pelo Cloud Vision, leitor de imagens do Google e, na sequência, associa ao álbum no Spotify. "Ela rapidamente classifica as imagens em milhares de categorias, detecta objetos e rostos individuais e extrai palavras impressas contidas nas imagens", explica a empresa, sobre o como funciona a inteligência artificial do aplicativo.
O Record Player não pode ser baixado pelas lojas da Apple Store ou Google Play, ele é acessado somente pelo site Record-player.glitch.me. Ele parece estar bem na fase inicial, mas não deixa de ser um bom recurso para alguns colecionadores na hora de comprar um vinil ou CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário