Triple Inchophone: os toca-discos miniatura que reproduzem vinil de 3 polegadas

Para a Record Store Day 2019, a Third Man Records, a famosa fábrica de vinil de Jack White, anunciou lançamento de um box de singles em vinil de 3 polegadas, acompanhados do “Third Man Records Triple Inchophone”, um toca-disco com proporções adequadas para reproduzir o formato.
O box e o toca-discos ficarão disponível nas lojas da Third Man em Nashville e em Detroit. Os singles escolhidos são “Let’s Shake Hands”, “Lafayette Blues”, “The Big Three Killed My Baby”, “Hello Operator”, “Lord, Send Me an Angel” e “Conquest”.
A cor do toca-discos exclusivo da Third Man será amarelo e preto com tampa em acrílico.
triple-inchophone-vinil-3-polegadas-miniatura
Foto: thirdmanrecords.com
A Third Man Records, detentora das novidades do mundo do vinil, já havia lançado em 2005 oito singles do Whitestripes em vinis 3 polegadas, junto de outro toca-disco adaptado ao formato que só ficaram disponíveis para venda durante a tour de "Get Behind Me Satan", do mesmo ano.


triple-inchophone-vinil-3-polegadas-miniatura
Fotos: www.homecrux.com

Porém esses mini vinis não são novidades, segundo informações do próprio site da fábrica, foi numa viagem ao Japão durante uma turnê com o White Stripes, em 2004, que os representantes se depararam com a única fábrica que costumava produzir os vinis em 3 polegadas até então: a Toyokasei Bandai.
A Toyokasei Bandai surgiu com o formato de vinil em 3 polegadas no início dos anos 2000. Os discos foram moldados a partir de uma fina camada de vinil, fundido a um substrato de plástico ABS para maior durabilidade. Por isso, eles só têm som em um lado e devido a restrições de tamanho, o tempo máximo que pode ser reproduzido é de cerca de três minutos. Essas peças da Bandai são verdadeiras relíquias vendidas a preços altíssimos no Ebay.

triple-inchophone-vinil-3-polegadas-miniatura
Foto: ebay.com

Os discos são nominalmente de 8cm de diâmetro, daí o nome "8ban". Pelo menos sete registros "8ban" foram planejadas, mas apenas três podem ser encontrados ainda no Ebay: "Oldies: The Hits", coletânea de nomes como Judy Collins, Otis Redding e The Monkees; uma série de temas de anime e outros programas japoneses da revista Asahi Sonogram; e uma série de músicas infantis do Hirake Ponkikki.
Feitos de plástico branco e vermelho em um estilo decididamente retrô, os mini toca-discos que reproduziam o formato custavam na época aproximadamente algo equivalente a US$ 28.
Além da produção da Third Man Records, o toca-discos em miniatura também será revivido pela Crosley,  que também vai lançar o RSD3 na Record Store Day no dia 13 de abril.
triple-inchophone-vinil-3-polegadas-miniatura
Foto: arstechnica.com

Com o preço estimado em US$ 70, o RSD3 também inclui alguns recursos que o "8ban" nunca ofereceu, incluindo saída estéreo e alimentação opcional via porta micro-USB (que também é compatível com soluções de energia portáteis). O Bandai "8ban" player era mono, assim como muitos dos vinis de 3 polegadas feitos para ele. Mas vários discos foram realmente masterizados em estéreo e o RSD3 pode aproveitar ao máximo quando conectado a alto-falantes externos. O RSD3 usa o mesmo cartucho magnético e agulha encontrados no modelo LP60 da Audio Technica. Não é equipamento top de linha para audiófilos, mas é perfeitamente aproveitável e deve acalmar os temores de que o modelo não pode tocar bem os relativamente raros discos de 3 polegadas.


Mesmo que o formato não possua uma venda significativa, a Crosley, Toyokasei e Third Man estão fazendo tudo para tentar manter o formato vendável. Por exemplo, a Toyokasei está explorando a tecnologia de singles em 3 polegadas singles com dois lados, bem como empregando "HD vinyl ", gravando-as com lasers em stampers de cerâmica, com o intuito de aumentar o tempo máximo de execução para cinco minutos por lado.
A Crosley, além de esperar expandir o modelo RSD3 para varejistas maiores e designs mais recentes, também está planejando um fabricar singles de 3 polegadas com o furo mais largo de 15mm, para acoplar em pelo menos algumas toca-discos padrão.

Fonte
https://thirdmanrecords.com
https://arstechnica.com
https://noize.com.br
http://www.homecrux.com