Cerveja britânica cria vinil com plásticos retirado dos oceanos

Uma nova campanha da marca de cerveja britânica Sharp’s Brewery resolveu alertar para o perigo da poluição dos oceanos de um jeito pra lá de inusitado.
Ao invés de apenas mostrar que os mares do planeta estão ameaçados pela grande quantidade de materiais poluentes, a fábrica coletou uma parte dos plásticos descartados nas águas para criar um disco de vinil, com uma canção que trata justamente dos problemas da poluição.

cerveja britanica sharp vinil plastico oceano
Fotos: driftrecords.com - Reprodução
Concebido pela Havas London em parceria com a Universal Musical Group, o projeto se liga à Sharp’s por ter sido coletado nas praias da região de Cornish, onde a fábrica fica.
O mais interessante é que cada vinil tem um visual completamente diferente.

cerveja britanica sharp vinil plastico oceano

A canção gravada no disco “In the Anthropocene” é de autoria de Nick Mulvey, artista do rock alternativo inglês, foi composta especialmente para o projeto e já está disponível para ser escutada no YouTube, Spotify e na Apple Music. O Antropoceno - o nome da era geológica atual - é aquele em que a atividade humana tem sido a influência dominante no clima e no meio ambiente.
"Esses tempos de urgência da crise global exigem que reexaminemos a nós mesmos e ao mundo e nos levantemos para igualar a Terra, esse organismo maravilhoso do qual não somos e nunca fomos separados", diz Mulvey sobre o registro.
Por muito tempo, é prática comum tirar dos recursos do nosso planeta sem cultura de retribuir”, continua ele. “O Ocean Vinyl é uma exploração do que é possível quando essa cultura muda e pergunta: podemos imaginar um mundo onde todas as transações comerciais também devolve algo à Terra? "
O registro inclui duas edições da música "In the Anthropocene", e cada cópia exclusiva é feita à mão pelo designer  Wesley Wolf.
"Nick foi o artista perfeito para nos ajudar a realizar a ambição desta campanha", disse Sam Lenthall , gerente de licenciamento criativo da Globe, distribuidora de propriedade da Universal. "Além de ser incrivelmente apaixonado e conhecedor dos efeitos das mudanças climáticas, ele também um compositor inacreditável, que criou uma peça impressionante de música que se destaca e transmite uma mensagem de vital importância. Esperamos angariar muito dinheiro por uma causa brilhante e uma maravilhosa instituição de caridade em Surfers Against Sewage.
James Nicholls, gerente de marca sênior da Sharp's Brewery, acrescenta : "Com a Sharp's Brewery baseada na costa norte da Cornualha, o oceano inspira nosso modo de vida e nossas cervejas, como a pale ale atlântica, com a qual apoiamos esta campanha. Esperamos não apenas arrecadar fundos muito necessários para a caridade, mas também conscientizar sobre o estado atual dos resíduos de plástico encontrados no oceano.
Em relação ao vinil, todas as 105 prensagens exclusivas esgotaram em apenas quatro horas no site Drift Records, com os recursos doados à instituição de conservação marinha britânica Surfers Against Sewage.