Said The Wale lança clipe de "Record Shop" utilizando 129 discos com adesivos

A banda canadense de indie rock  Said The Wale lançou o clipe de da canção "Record Shop" do álbum Cascadia (2019), utilizando 129 discos de vinil com fotos dos integrantes da banda coladas para produzir efeito de movimento. O clipe foi produzido sem efeitos especiais e cria uma sincronia entre a música e as colagens nos discos.




A ideia para este vídeo foi baseada no primeiro dispositivo de animação chamado Fenacistoscópio criado em 1833 (similar ao Zootropo). O dispositivo era formado um disco com uma série de imagens em sequência e à medida que o ele girava, o espectador olhava através de fendas uniformemente espaçadas e tinha impressão de a imagens estar em movimento. Esse efeito pode ser obtido olhando o disco de vinil através de uma câmera com a taxa de quadros e a velocidade do obturador adequadas.

Fenacistoscópio.

A ideia era produzir esse efeito para criar um videoclipe inteiro com uma câmera de 45 rpm usando uma série de vinis. Através de muitas tentativas e erros e inúmeras horas de experimentação, os produtores desenvolveu um sistema para criar uma sequência conectada de registros animados que se sincronizavam com a música. Uma vez descoberto o processo, eles produziram 129 adesivos de 12 polegadas, cada um com suas próprias informações de traçado. 
Depois disso, os produtores passaram horas descascando e descartando o material adesivo extra cortado pela máquina. Em seguida, filmaram cada registro em vários ângulos girando o toca-discos por aproximadamente 1,3 segundo.
Dirigido por Johnny Jansen e produzido por Amazing Factory, "Record Shop" é o segundo single do novo álbum Cascadia.
Confira o clipe.


Esse efeito também foi produzido pelo músico e produtor Dan Hayhurst e o animador Reuben Sutherland nos famosos Vinis Animados.