quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Phonocut: o aparelho que grava vinis em casa

Muito se fala em gravar e produzir o seu prórpio vinil em casa, fazer aquela set list favorita e mandar bala num vinil liso. Até fizemos algumas postagens sobre a SVR-84 e também uma matéria sobre a Vinyl Recorder T-560, mas esse sonho não está tão distante assim, mesmo que a um preço bem salgado. Ainda sem previsão de venda no Brasil, acaba de chegar na pré-venda o Phonocut, aparelho que se propõe a ser uma espécie de máquina de gravar discos de vinil.

phonocut aparelho vinil casa gravar

A Phonocut é um máquina compacta e portátil que faz o corte de discos de vinil de 10 polegadas, com 10 a 15 minutos de áudio de cada lado, enquanto o disco toca. Também inclui uma aplicação que ajuda na formatação e no arranjo da música para uma gravação perfeita.
O entusiasta analógico austríaco e co-fundador do Phonocut, Florian “Doc” Kaps, saiu disparando com a Wired sobre a invenção: “A máquina tem que ser à prova de idiotas. Até eu mesmo deveria estar em posição de cortar os discos”, contou. A ideia, esclarece Kaps, é satisfazer um tipo especial de consumidor de música que anda voltando ao mercado: a pessoa que não se contenta com arquivos digitais e quer “ter” a música.

phonocut aparelho vinil casa gravar

phonocut aparelho vinil casa gravar
Fotos: phonocut.com - Reprodução
“O digital tem um grande problema, você sabe: ele não é real”, disse Kaps. “Você pode acessá-lo com muita facilidade, mas você pode apenas vê-lo ou ouvi-lo. Você nunca pode lamber, não sentir o cheiro e não pode tocá-lo. Nós, seres humanos, temos esses cinco sentidos. E no final do dia, precisamos de todos esses cinco sentidos para nos apaixonarmos, nos sentirmos felizes, construirmos confiança”, reforça.
O processo demora cerca de 30 minutos e no caso de fazer várias cópias, você vai ter que repetir todos o mesmo procedimento para o número de cópias desejado.
“As pessoas adoram discos, mas não sabem nada sobre como são produzidos”, diz Kaps. “Temos que inspirá-los a pensar sobre isso e aumentar a conscientização sobre as possibilidades do que eles podem fazer com isso”.


A Phonocut será lançada em projeto pela Kickstarter no dia 15 de Outubro, uma pré-encomenda limitada de aproximadamente US$ 1.100, algo em torno de 5000 a 6000 reais. De acordo com a Wired, a empresa está planejando enviar as primeiras unidades em Dezembro de 2020.
Mais informações em phonocut.com.

Fonte
https://popfantasma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário